Instituto Brasileiro de Museus

Museus Ibram Goiás

Jogos – Museus Ibram Goiás

publicado: 15/03/2022 15h23, última modificação: 12/07/2022 08h43

Os Museus Ibram Goiás agoram conta com jogos educativos sobre o acervo museológico e a história de Goiás.

O “Jogo da Memória do Museu das Bandeiras” foi idealizado pela arte-educadora Raisa Cavalcante enquanto ainda era estudante do curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFG-Campus Cidade de Goiás, em 2019.

O Museu das Bandeiras foi parceiro do projeto abrindo espaço para a realização de pesquisa e da mediação cultural dentro do espaço museal, além de autorizar o uso das imagens de seu acervo museológico.

Com a pandemia e o isolamento social, que manteve o Museu das Bandeiras fechado por algum tempo, o Jogo foi reformulado e atualizado em aplicativo para celular android. Com essa atualização, realizada em 2021, o jogo adquiriu novos recursos, como links diretos para a Plataforma Tainacan e narrativas sonoras para os objetos museológicos, proporcionando uma experiência lúdica e imersiva, para os jogadores e também para os visitantes do Museu, ainda que on-line.

A equipe que produziu o app é multidisciplinar, formada por Raisa Cavalcante, Guile Martins, Ana Alice, Elder Patrick e Tor Teixeira, conta com profissionais das áreas da arte-educação, sound-design, arte digital, cinema, programação de games e artes visuais.

Tony Boita, atual diretor dos Museus IBRAM em Goiás, vê o jogo como uma ferramenta pedagógica de democratização do Museu, podendo ser disseminado nas escolas como forma de mediação da visita, antes mesmo dos estudantes adentrarem nesse espaço de memória.

A parceria com o Museu das Bandeiras deu tão certo, que a equipe está a todo vapor na produção de mais app’s como o Jogo da Memória do Museu Casa da Princesa e o Jogo da Memória do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, todos gerenciados pelo IBRAM no estado de Goiás.

Para saber mais sobre a pesquisa e produção, acesse:

https://pesquisa.tainacan.org/autor/raisa-de-sa-feitosa-cavalcante/

https://drive.google.com/file/d/1lGFK9dOykVUVWUJlH7V9aBNtPyMWNeKd/view

Conheça o acervo disponível no Tainacan: https://bit.ly/3L1Ymsl