O Museu das Bandeiras – Muban, é uma instituição pública, federal, aberta ao público e vinculada ao Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, autarquia, atualmente, pertencente ao Ministério do Turismo.
O Museu das Bandeiras está sediado no antigo edifício construído para ser utilizado como Câmara e Cadeia construída em 1766 na antiga Vila Boa de Goyaz. Sua nova função foi dada em 1949, mas aberto ao público somente em 1954. Destaca-se que sua “criação e manutenção de museus para a guarda dos bens móveis identificados como de importância nas cidades em que eram consideradas patrimônio nacional e tombadas pelo decreto lei 25/37” (MUBAN, 2007, p.9).
O Muban está localizado no Centro Histórico da Cidade de Goiás reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade em 2001. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1978, pelo Governo Estadual em 1980 e pelo Município de Goiás em 1996. O edifício que hoje abriga o Museu das Bandeiras, foi tombado em 1951 através do processo 395-T-945, sendo inscrito no livro de Belas Artes.
Em 2019 iniciamos as comemorações de criação do Museu, ocorrida em 1949. As ações alusivas aos 70 anos continuará até 2025 quando comemoraremos a abertura do Museu das Bandeiras ao público, que ocorreu pela primeira vez em 1954.
Confira as principais ações realizadas em 2019!
No inicio das comemorações Ralf Gesatzky apresentou ao público alguns segredos da construção do edifício da câmara e cadeia.
Em parceria com a Associação Mulheres Coralinas celebramos a amizade entre o Museu das Bandeiras, Cora Coralina e Leodegária de Jesus.
A coleção do Museu das Bandeiras foi digitalizada e está disponível para o público http://museusibramgoias.acervos.museus.gov.br/sobre-o-museu/
O Programa de Formação do Museu das Bandeiras realizou 10 módulos, capacitando mais de 200 pessoas moradoras da Cidade de Goiás.
Kit Pedagógico Jogo da Memória foi produzido por Raisa de Sá Cavalcante e está disponível para o uso.