Instituto Brasileiro de Museus

Museus Ibram Goiás

Museus Ibram em Goiás

A rede dos espaços museais do Instituto Brasileiro de Museus em Goiás é composta por três museus localizado na Cidade de Goiás e na Cidade de Pilar de Goiás. Confira:

Museu das Bandeiras

O Museu das Bandeiras ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia da Província de Goyaz, prédio cuja construção foi finalizada em 1766, seguindo projeto da Coroa Portuguesa. Criado em 1949, o museu teve como núcleo inicial do acervo o arquivo documental da Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional (Fazenda Pública). Esse conjunto de documentos representa uma das fontes de informação mais importantes sobre a administração pública da região Centro-Oeste durante o período colonial, imperial e republicano. Atualmente, o acervo é composto por 573 peças, incluindo objetos de arte sacra, mobiliário, vestuário, armamentos e utensílios domésticos.

Diretor: Tony Willian Boita
Endereço: Praça Brasil Ramos Caiado, Setor Central – Goiás – GO
Tel: (62) 3371-1087
Email: mdb@museus.gov.br
Horário normal: Terça a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 18h; domingos e feriados, das 9h às 13h.

Museu de Arte Sacra da Boa Morte

Sediado na Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte (1762-1779), o museu pertence à Diocese de Goiás e é mantido e administrado pelo Ibram. O acervo é constituído de mais de 900 peças, entre objetos litúrgicos, prataria e obras do escultor e pintor goiano José Joaquim da Veiga Valle (século XIX).

Diretor: Tony Willian Boita
Endereço: Rua Luiz do Couto, S/Nº – Goiás – GO
Tel: (62) 3371-1207
Email: mdb@museus.gov.br
Horário normal: Terça-feira a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Domingo e Feriados, das 8h às 12h.

Museu Casa da Princesa

O Museu Casa da Princesa funciona na Casa Setecentista, antiga moradia senhorial do século XVIII localizada no centro histórico da cidade de Pilar de Goiás. O acervo de cerca de mil peças é formado por documentos históricos, fotografias e objetos (especialmente mobiliário e utensílios domésticos utilizados nos casarões de fazendas) que mostram formas do viver goiano dos séculos XVIII ao XX.

Diretor: Tony Willian Boita
Endereço: Rua da Cadeia, 270 – Centro – Pilar de Goiás – GO
Tel.: (62) 3339-3120/3371-1087
Email: mdb@museus.gov.br
Horário normal: terças-feiras a Sábado das 9h às 18h