Coleção Galvão no Museu das Bandeiras

Inaugurou-se no último dia 20, no Museu das Bandeiras – IBRAM/GO, a exposição temporária das peças da Coleção Galvão. A exposição segue aberta à visitação até o dia 15 de Outubro.

publicado: 29/09/2023 10h05, última modificação: 03/10/2023 20h12
Foto da sala expositiva com peças da exposição Coleção Galvão, no Museu das Bandeiras. (FONTE: MUBAN, 2023)

Inaugurou-se no último dia 20, no Museu das Bandeiras – IBRAM/GO, a exposição temporária das peças da Coleção Galvão. A exposição é uma ação realizada pelas equipes do museu como parte da programação da 17ª Primavera dos Museus e é composta por itens de sete etnias indígenas viventes nos territórios de Tocantins e Mato Grosso. A exposição segue aberta à visitação até o dia 15 de Outubro.

A Primavera dos Museus é uma ação anual coordenada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema, o qual é escolhido pelo próprio Ibram. O tema da 17ª Primavera dos Museus foi “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”, e aconteceu entre os dias 18 a 24 de Setembro. É importante destacar que esse foi o primeiro ano em que o tema da Primavera passou por consulta pública, e foi escolhido a partir dos temas sugeridos pela comunidade.

Os museus administrados pelo IBRAM em Goiás se organizaram para trazerem ao centro das discussões narrativas indígenas através de peças e coleções já existentes em seus acervos e reserva técnica. No Museu das Bandeiras – MUBAN, a proposta adotada é a exposição de peças do acervo parcial em reserva da Coleção Galvão, coleção pertencente à Universidade de Brasília – UNB, e do Centro Nacional de Referência Cultural – CNRC. Trata-se de um acervo etnográfico, coletado na década de 1960, sob a coordenação do antropólogo Eduardo Galvão (1922 – 1978), tendo pertencido à antiga 14ª Coordenação Regional/IPHAN/DF, e que se encontra sob custódia temporária do Museu das Bandeiras desde 1995. A coleção foi cedida ao museu com o objetivo de

“constituir o espaço de exposição e mostrar aos visitantes a contribuição sócio-cultural do indígena do centro oeste na formação étnica-histórica do povo brasileiro”.

De acordo com as fichas de inventário museológico, a coleção possui 22 itens pertencentes às etnias indígenas Krahô, Tapirapé, Waurá, Kamayurá, Kalapalo, Kayabi e Yawalapiti, povos viventes no território de Tocantins e Mato Grosso.

As informações utilizadas para a elaboração dessa pesquisa estão disponíveis através do site do Instituto SocioAmbiental, com o projeto Povos Indígenas do Brasil, desenvolvido pelo Centro Ecumênico de Documentação e Informação. Segundo as informações disponibilizadas pelo site, o conjunto das populações indígenas trabalhadas através da Coleção Galvão totalizam 8.069 pessoas, com base na contagem realizada em 2014 pelo Sistema de Atenção à Saúde IndígenaSiasi/Sesai. Conectados pelas águas do território das Terras Indígenas do Mato Grosso e Tocantins, as etnias representadas na coleção se reúnem no espaço expositivo do Museu das Bandeiras para contarem, através de itens de seus cotidianos, trechos que compõem suas histórias.

A exposição apresenta itens de povos cujas características, de base demográfica e territoriais estão sintetizadas na tabela a seguir:

EtniaLocalizaçãoLínguaPopulação (2014)
KrahôRio Tocantins – TO2.992
TapirapéSerra do Urubu Branco – MTTupi-Guarani760
WauráXingu – MTAruak540
KamayuráAlto Xingu – MTTupi-Guarani604
KalapaloAlto Xingu – MTKarib669
KayabiXingu – MTTupi-Guarani2.242
YawalapitiAlto Xingu – MTAruak262

Tabela síntese das características de base demográfica dos povos apresentados na exposição.

Ficha Técnica:

Equipe Auxiliares de Acervos e Exposições