Museu Casa da Princesa disponibiliza acervo para consulta online

publicado: 04/12/2019 18h50, última modificação: 06/07/2022 11h05

O Museu Casa da Princesa/Ibram disponibilizou, através da Plataforma Tainacan, um conjunto de 264 moedas existentes no seu acervo, para consulta online.

O Tainacan é um repositório gratuito voltado à gestão de acervos culturais e vem sendo implementado nos museus do Instituto Brasileiro de Museus visando atender às necessidades de inventário e catalogação dos acervos museológicos do Ibram, bem como a difusão dessas coleções na internet.

O diretor do museu, Tony Boita, afirma que em 2020 todas as peças do acervo do Museu estarão disponíveis na plataforma. “Serão mais de 1.00o peças entre obras sacras, arte decorativa e diversos objetos que referenciam a memória da região e a coleta feita pelo Seu Tição e pela comunidade de Pilar de Goiás.

O Museu Casa da Princesa funciona na Casa Setecentista, antiga moradia senhorial do século XVIII localizada no centro histórico da cidade de Pilar de Goiás. O imóvel que abriga o Museu foi tombado em 1954 devido a sua referência e importância arquitetônica do século XVIII.

Seu acervo museológico reúne documentos históricos, fotografias e objetos, especialmente mobiliário e utensílios domésticos utilizados nos casarões de fazendas, que mostram formas do viver goiano dos séculos XVIII ao XX.

A formação do acervo do Museu se dá a partir da coleta de Antônio Gomes Tição, “Seu Tição” que foi o grande responsável reunião do material mesmo antes da sua criação oficial.

Saiba mais sobre o Museu Casa da Princesa e acesse seu acervo online aqui.