Museu das Bandeiras mede eficiência energética em parceria com o IFG

Em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Museu das Bandeiras deu início na última quarta-feira (22) a um projeto que vai avaliar sua eficiência energética.

publicado: 27/02/2019 12h05, última modificação: 27/09/2019 09h22

Em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), o Museu das Bandeiras, vinculado à rede Ibram e situado na cidade histórica de Goiás (GO), deu início na última quarta-feira (22) a um projeto que vai avaliar sua eficiência energética.

O museu integra o projeto “Avaliação de eficiência energética em edificações históricas da cidade de Goiás”, realizado pelo estudante Carlomar Alves e supervisionado pela professora Pammila Rodrigues Japiassú. A pesquisa tem como objetivo caracterizar edificações históricas da cidade de Goiás para a análise de desempenho térmico e energético, através de levantamento de dados durante visitas técnicas.

Situado na antiga Casa de Câmara e Cadeia da cidade, construção do séc. XVIII, o Museu das Bandeiras disponibilizará informações sobre suas características construtivas, arquitetônicas, de uso e ocupação, que influenciam no desempenho energético. Os levantamentos de dados e medições in loco para caracterização da edificação estão sendo realizados com uso de técnicas e métodos não destrutivos.

A pesquisa tem como foco a redução do consumo energético de construções históricas como a que sedia o Museu das Bandeiras, além da melhoria no conforto ambiental. A ideia é buscar edifícios históricos mais eficientes em termos energéticos e que atendam às demandas dos usuários, o que pode estimular o uso, ocupação e conservação desses imóveis, garantindo sua vitalidade.