Instituto Brasileiro de Museus
Museus Ibram GoiásMuseus Ibram participam de atividades em comemoração aos 292 anos da Cidade de Goiás
Em comemoração ao aniversário de 292 anos da cidade de Goiás, que ocorre amanhã, dia 25, o Museu das Bandeiras/Ibram inaugurou hoje, dia 24, a exposição “De Câmara e Cadeia a Museu”. A mostra apresenta a construção do edifício e seus múltiplos usos até os dias atuais. A exposição é gratuita e ficará disponível até outubro. Mais
No Museu de Arte Sacra da Boa Morte, até o dia 28 de julho, a entrada será livre. Seu acervo é constituído por mais de 900 peças, entre esculturas de arte sacra, objetos religiosos, pratarias e indumentárias religiosas dos séculos XVIII e XIX.
No conjunto, destacam-se as peças de arte sacra feitas pelo artista goiano José Joaquim da Veiga Valle que se enquadrou, tanto em razão da técnica quanto pela temática, no Barroco do século XVIII – tal como o fazia Aleijadinho – apesar de o estilo predominante do século XIX, no Brasil, ter sido o Neoclássico.
Diante de um acervo sacro-cristão, o Museu de Arte Sacra da Boa Morte visa contribuir para a promoção da dignidade humana e para a universalização do acesso e respeito à diversidade cultural e religiosa.
De Câmara e Cadeia a Museu das Bandeiras
A antiga Casa de Câmara e Cadeia foi construída no ano de 1766, durante o reinado de Dom José e administração do governador goiano João Manoel de Melo. O prédio se manteve em funcionamento como presídio até o ano de 1950.
Instalado na década de 1950, o Museu das Bandeiras teve como núcleo inicial do acervo o arquivo documental da Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional (Fazenda Pública). Esse conjunto de documentos representa fontes de informação sobre a administração pública da região centro-oeste durante o período colonial, imperial e republicano. Atualmente, o acervo é composto por objetos de arte sacra, mobiliário, vestuário, armamentos e utensílios domésticos.
O Museu das Bandeiras está aberto de terça-feira a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Domingos e feriados, das 9h às 13h.
O Museu de Arte Sacra da Boa Morte está aberto de terça-feira a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Domingos e feriados, das 8h às 12h.