Sarau da Diversidade | 17ª Primavera dos Museus

Realizado no último dia 28 de setembro, no Museu das Bandeiras – IBRAM/GO, o Sarau da Diversidade LGBTQIA+ celebrou a diversidade e incentivou a reflexão, a educação e a ação, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e harmoniosa.

publicado: 05/10/2023 13h52, última modificação: 05/10/2023 15h56
Sarau da Diversidade – MUBAN, 2023.

Realizado no último dia 28 de setembro, no Museu das Bandeiras – IBRAM/GO, o Sarau da Diversidade LGBTQIA+ reuniu os estudantes e professores do curso de Letras da UEG – Campus Cora Coralina, artistas e a comunidade local, através de um evento de celebração à arte e à cultura realizado em parceria com a Universidade Estadual de Goiás, a Secretaria Municipal da Mulher, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos, e a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos. O evento não apenas celebrou a diversidade, mas também incentivou a reflexão, a educação e a ação, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e harmoniosa.

O sarau foi parte da programação da 17ª Primavera dos Museus, que é uma ação anual coordenada pelo IBRAM– Instituto Brasileiro de Museus, visando mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema, o qual é escolhido pelo próprio IBRAM. O tema da 17ª Primavera dos Museus, em 2023, foi “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”, e aconteceu entre os dias 18 a 24 de setembro. É importante destacar que esse foi o primeiro ano em que o tema da Primavera passou por consulta pública, e foi escolhido a partir dos temas sugeridos pela comunidade.

O texto que deu início ao sarau, escrito e vocalizado pela estudante do curso de Letras da referida universidade e funcionária dos museus IBRAM / GO, Liliane Viana Machado, apresentou um discurso sobre memória enquanto um pilar da construção de uma sociedade democrática e inclusiva.

“Ela não se limita a registrar eventos passados, mas também a dar voz a histórias e experiências, muitas vezes marginalizadas. Quando olhamos para as comunidades LGBTQIA+, indígenas e quilombolas, percebemos que a preservação de suas memórias desempenha um papel crucial na luta pela justiça e igualdade.”

Seguido do texto de abertura, o evento contou com a participação do público presente através de vocalizações de textos autorais e outras poesias e apresentações de arte circense e música, oportunizadas por meio do palco aberto, que convidava os presentes a compartilharem no espaço do museu suas iniciativas e experimentações artísticas e culturais. As apresentações atravessaram diversos temas que abrangiam e contextualizavam com as temáticas propostas pela 17ª Primavera dos Museus.

O evento também homenageou o servidor Thelio Onofre Gomes Pereira, a maior perda sofrida pelos museus IBRAM/GO em 2023, que faleceu no último dia 13 de Setembro. O sr. Thelio dedicou mais de 35 anos de sua vida ao trabalho nos museus e ao patrimônio de Goiás, e na noite do dia 28 de Setembro, recebeu de seus companheiros de trabalho, a mais recente homenagem.

Seja como um instrumento na batalha pela luta de direitos iguais, seja como instrumento mantenedor da sabedoria ancestral estruturante das identidades e culturas da nação brasileira, seja como uma herança de resistência à escravidão e luta por autonomia, a memória é o registro consciente e coletivo da dívida histórica existente na história do Brasil. E, através do acesso e compartilhamento dessas memórias, seremos capazes de visibilizar comunidades historicamente negligenciadas e conscientizar toda a sociedade acerca da importância de construirmos novos rumos para o desenvolver da história e da democracia.

“A memória é uma ferramenta para fortalecer a democracia, lembrando-nos de nossa responsabilidade de construir uma sociedade mais justa e inclusiva. Ao honrarmos e protegermos as memórias das comunidades LGBTQIA+, indígenas e quilombolas, estamos contribuindo para um futuro mais igualitário e respeitoso para todos.”

Produção e Realização:
Equipe de Acervo:
Ana Beatriz da Cunha Sá
Ana Maria Francisco Maia
Liliane Viana Machado
Mateus Gustavo Bispo
Milena Bastos Tavares
Nayara Cristina Gonçalves Silva
Equipe de Monitoria:
Matheus Santos Moraes
Wariane de Faria Machado
Auxiliar Administrativo: